Novas regras para tirar passaporte em 2018

Talvez você precise emitir um segundo passaporte como eu, ou talvez você nunca tenha emitido um passaporte antes. A gente sabe que é com o passaporte que conseguimos viajar para outros países (que não sejam da América do Sul, já que por aqui da pra viajar só com a identidade), e que ele costuma ter uma validade de dez anos.

O governo federal anunciou recentemente as mudanças no sistema de solicitação do passaporte. Não será mais preciso levar quitação de serviço militar, quitação eleitoral nem comprovante de recolhimento de taxas. A assessoria da Polícia Federal (PF) informa que a ferramenta online para pedir o documento ainda está passando por ajustes, e não dá uma data para que as mudanças ocorram. A PF recomenda que as pessoas que têm agendamento marcado para fazer o documento nos próximos dias continuem levando as quitações (do serviço militar e eleitoral) e o comprovante de pagamento da taxa.

Foi o que aconteceu comigo, solicitei meu segundo passaporte e levei tooodos aqueles documentos que eram necessários anteriormente, mas só precisei mostrar minha Identidade. A moça lá me disse que as vezes o sistema pede algum dado específico, justamente por ele não estar ajustado e terminado ainda, portanto eu acho importante levar os documentos mesmo assim, pelo menos por enquanto.

Depois que o sistema tiver pronto, e sabe se lá Deus quanto tempo isso vai demorar, os documentos necessários para solicitar o passaporte serão apenas identidade e CPF. Além disso, na emissão do documento, será necessário fazer a foto e coletar as impressões digitais.

Para solicitar o seu passaporte você entra neste link aqui, e segue todas as instruções. Após preencher os formulários, você deverá pagar a GRU, ou seja o Guia de Recolhimento da União, no valor de R$257,25 (pelo menos foi esse o valor que eu paguei em Janeiro de 2018 morando em Santa Catarina.

Após a compensação do pagamento (que pode variar de 2 a 3 dias), você deverá agendar o seu atendimento presencial em uma das unidades emissoras de passaporte. Para agendar você clica nesse link aqui.

Depois de ir lá, levar os documentos necessários como já citei nesse post, eu aguardei 3 semanas para ir buscar o meu passaporte. Levei comprovante do pagamento da GRU e Identidade.

Espero que este post tenha sido útil pra você!

Um beijo

Comments

comments